Olá, Malacofriend!
Será que você é um grande conhecedor do Filo Mollusca? Hoje vou apresentar 5 curiosidades que você talvez ainda não tenha ouvido falar sobre os moluscos! Vamos testar seus conhecimentos?
1. É o 2º MAIOR Filo do Reino Animalia (ou Metazoa) Já foram identificadas quase 100 mil espécies!
O Filo Mollusca perde apenas para o Filo Arthropoda (dos artrópodes) em número de espécies.
Os moluscos são animais invertebrados com diferentes aspectos e tipos de vida: alguns vivem no mar, enquanto outros habitam a água doce ou ambiente terrestre. E muitos animais do filo Mollusca você conhece, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
Outra característica desse grupo é a sua importância comercial e cultural, uma vez que vários destes animais fazem parte do nosso dia a dia e estão presentes em nossa alimentação.
2. O corpo dos moluscos é dividido em três partes: cabeça, pé e massa visceral.
O pé é uma estrutura muscular e tem como funções básicas a locomoção, fixação, escavação e natação. Algumas espécies também utilizam o pé para capturar suas presas. Já os polvos e lulas, que fazem parte da classe de cefalópodes, têm os pés transformados em tentáculos!
Na cabeça ficam os órgãos dos sentidos, enquanto na massa visceral estão todos os outros órgãos do animal, incluindo os do sistema digestório e reprodutivo!
3. Os moluscos são conhecidos pelas conchas, mas nem todos têm uma!
Alguns moluscos possuem conchas internas, ou seja, dentro do corpo. Esse é o caso das espécies de lesmas-do-mar da ordem Nudibranchia.
As lulas e os polvos compõem a classe Cephalopoda e, de modo geral, também possuem conchas internas. No entanto, é importante destacar que algumas espécies de polvos não apresentam nenhum tipo concha.
Além disso, o Filo Mollusca também possui duas classes de animais menos conhecidos, mas igualmente importantes, chamados Caudofoveata e Solenogastres: eles são moluscos vermiformes, cumpridos e alongados que não possuem concha!
4. As pérolas são fabricadas pelas ostras, que são moluscos.
As ostras são animais da classe Bivalvia e algumas espécies fabricam as pérolas dentro de suas conchas.
Mas como são formadas as pérolas?
As pérolas são produzidas quando alguma partícula de grão de areia, parasitas ou outros corpos estranhos entram nas ostras e se depositam entre a concha e o manto. O manto do animal envolve essa partícula em uma camada de células, que produzem sobre ela várias camadas de nácar, originando a pérola.
5. Os maiores invertebrados conhecidos são da classe Cephalopoda.
A classe Cephalopoda é representada pelas lulas, polvos e náutilos. Dessa classe destacamos a lula colossal (espécie Mesonychoteuthis hamiltoni), que é o maior invertebrado do mundo, podendo atingir mais de 15 metros de comprimento!
Figura 4: Lula gigante (espécie Architeuthis dux) filmada em 2012 no Japão. (Foto: © AP Photo/NHK/NEP/Discovery Channel)
E aí, você já conhecia algumas dessas curiosidades? Conta pra gente!
Komentar