Olá, Malacofriends! Tudo joia?
Nós já sabemos que os moluscos são animais invertebrados que podem habitar diversos ambientes; entre os moluscos mais conhecidos estão as ostras, lulas, polvos, caramujos e caracóis, por exemplo. E embora o Filo Mollusca seja muito diverso e conte com inúmeras classes, três delas ganham muito destaque tanto nos livros quanto no nosso dia a dia, por serem muito comuns, populosas e estarem presentes em nossa vida de várias formas: estamos falando das classes Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essas classes.
1. Bivalvia
Os bivalves são seres aquáticos, encontrados tanto em ambiente marinho quanto em água doce. Todos os bivalves são formados por uma concha dividida em duas valvas, que são encaixadas e ligadas por músculos adutores, e estes músculos são os responsáveis por manter a concha unida em volta do animal, controlando a abertura e fechamento da concha. Então, quando você encontra uma “bandinha” de concha na praia, está na verdade encontrando uma valva, ou seja, metade de uma concha!
Além disso, os bivalves geralmente filtram a água para se alimentar, sendo chamados então de animais filtradores. Alguns dos bivalves mais conhecidos são os mexilhões e as ostras.
Perna perna. (Foto: © Freepik)
Ostrea lurida. (Foto: © Carlo Mocellin / Royal BC Museum)
2. Gastropoda
Essa é a maior e mais diversificada classe de moluscos, e uma prova disso é que essa é a única classe de todo o Filo Mollusca onde encontramos, além dos moluscos aquáticos, moluscos terrestres!
Dessa forma, por conta da sua alta variedade de formas, habitats e costumes, fica difícil fazer uma caracterização geral desses animais, mas podemos destacar o fato de que quase todos possuem uma única concha em forma de espiral. Além disso, eles também possuem uma rádula, uma espécie de “língua” que possui função raspadora. Entre os gastrópodes mais conhecidos estão os caracóis, as lesmas e os caramujos.
Helix aspersa. (Foto: © Lenhard_rs)
Limax maximus. (Foto: © Dr. Roy Anderson, MolluscIreland)
Stramonita brasiliensis. (Foto: © Guido T. Poppe & Philippe Poppe)
O filo Mollusca é o segundo maior filo, perdendo em diversidade apenas para os Arthropoda.
3. Cephalopoda
Os cefalópodes incluem os moluscos mais ativos de todas as classes. Esses animais apresentam uma locomoção rápida, e a maioria deles consegue deslocar-se assim por causa dos jatos de água que saem de seu corpo, permitindo-lhes uma natação com força e velocidade. Além disso, eles também apresentam espécies altamente especializadas, com características únicas. Entretanto, podemos destacar como principal característica da classe a presença de tentáculos que saem da cabeça do animal, motivo pelo qual eles são chamados de cefalópodes (kephalos significa cabeça e podos significa pé).
Nesse grupo, encontramos espécies que possuem conchas com câmaras, como os náutilos, espécies desprovidas de concha, como os polvos, e aqueles que apresentam concha reduzida e interna, como a lula.
Nautilus belauensis. (Foto: © DiveIvanov | Crédito: Getty Images/iStockphoto)
Octopus vulgaris. (Foto: © Düsseldorf, Aquazoo und Löbbecke-Museum)
Thysanoteuthis rhombus. (Foto: © Galice Hoarau)
Ah, e uma curiosidade: a última imagem parece uma pintura, né? Mas é a foto de uma lula! Ela é conhecida como diamond squid, que significa "lula diamante" em português.
E aí, você já conhecia algum desses animais? Conta pra gente nos comentários!
Commenti