top of page
Writer's pictureLab Malacologia

Outras classes de Moluscos

Olá, Malacofriends! Tudo bem?


Nós já falamos sobre o Filo Mollusca em nosso perfil, principalmente sobre as três classes mais conhecidas de moluscos: Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. Mas você sabia que existem muitas outras classes de animais dentro do Filo Mollusca?


Esse filo é tão interessante e diverso, que na verdade possui oito classes, incluindo desde espécies com formato vermiforme a animais grandes e natantes. É sobre essas classes pouco conhecidas que vamos conversar hoje! Vamos lá?


Para começar, precisamos falar um pouco sobre a classificação dos moluscos. Há algum tempo, havia uma classe de moluscos chamada Aplacophora - o nome Aplacophora significa "que não possui concha". Entretanto, cientistas perceberam que algumas espécies de Aplacophora eram muito diferentes de outras e por isso decidiram separar essa classe em duas novas: Caudofoveata e Solenogastres. Por isso, não se espante se você encontrar o termo Aplacophora durante seus estudos, porque os livros ainda estão sendo atualizados!



 

1. Caudofoveata


Os Caudofoveata são os moluscos marinhos que vivem em sedimentos moles e não possuem concha. Eles podem medir de 2 a 140 milímetros (mm) de comprimento (ou seja, são muito pequenos) e seu corpo tem formato vermiforme. Apresentam uma cobertura brilhante composta de inúmeros espinhos ou escamas formados de aragonita, conhecidos como escleritos. A cabeça é geralmente separada do corpo por uma pequena constrição. Além disso, não tem um pé ou abertura ventral e são seres dióicos (ou seja, os sexos são separados em cada indivíduo, ele será macho ou fêmea).


Espécie Chaetoderma intermedium. (Foto: © Nina Mikkelsen, Bergen University.)


2. Solenogastres


Os Solenogastres são moluscos sem concha e com formato vermiforme (assim como os Caudofoveata). Eles vivem em sedimentos marinhos, podem medir de 2 a 140 mm de comprimento e também possuírem os escleritos formados por aragonita. Porém, diferente dos Caudofoveata, os Solenogastres possuem uma abertura ventral estreita onde está o pé, que trata-se de uma protuberância ciliada sem músculos pela qual eles se locomovem. Adicionalmente, é importante destacar que os Solenogastres são hermafroditas, ou seja, cada indivíduo tem a capacidade de produzir os dois gametas (macho e fêmea).


Fotografia de dois indivíduos adultos da espécie Wirenia argentea. (Foto: © Christiane Todt.)

3. Polyplacophora


Os Polyplacophora são moluscos marinhos, alongados e achatados, que possuem um pé amplo e uma concha formada por 8 placas dorsais sobrepostas. O nome Polyplacophora significa “portador de muitas placas”. Os poliplacóforos costumam medir de 3 mm a 40 centímetros (cm) e são conhecidos também por apresentarem uma cabeça minúscula, sem a presença de olhos e nem tentáculos. Os quítons são os poliplacóforos mais conhecidos.


Espécie Tonicella lineata. (Foto: © Kirt L. Onthank)

4. Monoplacophora


Os Monoplacophora constituem a classe de moluscos que se julgava extinta, até que em 1952 na região do Golfo do Panamá foi recolhido de sedimentos marinhos de grande profundidade um indivíduo vivo. O nome "Monoplacophora" significa “portador de uma placa". Eles possuem uma única concha arredondada de simetria bilateral e assemelham-se aos quítons.


Espécie Neopilina galatheae. (Foto: © Conquiliologistas do Brasil)


5. Scaphopoda


Os Scaphopoda são os moluscos marinhos que vivem enterrados em areia e lodo, e são caracterizados pela presença de uma concha em forma de cone aberta dos dois lados. É a menor classe de moluscos, sendo encontrados cerca de 900 espécies descritas de escafópodes. A maioria das espécies é muito pequena, com indivíduos que medem 4 mm, enquanto outros podem medir até 15 cm de comprimento.


Exemplares de Scaphopoda, da esquerda para a direita, gêneros: Fissidentalium, Gadilida, Gadila e Gadilida. (Foto: © Glover, Dahlgren & Wiklund, 2017)

 


0 comments

Recent Posts

See All

コメント


bottom of page