Você sabe o que é um produto natural? Será que hoje você usou algum produto desse tipo? Os produtos naturais são substâncias bioativas que são extraídas diretamente da natureza, ou seja, são produzidas por plantas, animais, fungos ou bactérias. Os produtos naturais são utilizados como matéria-prima na fabricação de medicamentos, corantes, suplementos alimentares, produtos de higiene e cosméticos.
Estudos sobre o consumo de produtos de higiene que utilizam produtos naturais em sua fabricação mostram que a procura por eles cresce cerca de 8 à 25% ao ano. Além disso, o ambiente marinho é um grande reservatório de substâncias naturais bioativas (usadas em fármacos, cosméticos e outros produtos) e muitas dessas substâncias tem características únicas que não são encontradas em organismos terrestres.
A espécie humana retira da natureza quase tudo que consome desde o seu surgimento a mais de 200.000 anos atrás. A humanidade evoluiu historicamente, desde a grécia antiga até a Revolução Industrial, sem conhecer diretamente os benefícios dos Produtos Naturais, já que eles sempre foram usados na medicina e de forma terapêutica. A ideia de Produto Natural surge apenas após o nascimento da química orgânica de sintéticos (ciência que é capaz de produzir moléculas em laboratório) que deu origem ao plástico e seus derivados por exemplo. Nos dias atuais, vivemos num mundo sintético onde a grande maioria do que consumimos é feito de plástico ou outros polímeros, já que esses materiais costumam ser mais baratos.
Os produtos orgânicos e naturais são cada dia mais valorizados no mercado mundial, uma vez que são fontes de compostos químicos com ação anti inflamatória, anticoagulante, antiviral, dentre outras. Além disso, existe um apelo comercial da indústria (principalmente a indústria de cosméticos chamada de Indústria da Beleza) pelo uso de substâncias naturais sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente.
Nesse universo de produtos orgânicos, os moluscos possuem uma grande participação, possuindo muitas substâncias bioativas que podem ser utilizadas em diversas aplicações. Aqui embaixo estão alguns exemplos de tratamentos e até remédios já testados que são produzidos com base em substâncias extraídas de moluscos.
1. "Creme de caracol" Elicina
A elicina possui proteínas extraídas do muco (aquela meleca que fica quando o molusco anda) da moluscos como a alantoína, colagénio, elastina e ácido glicólico. É usado para amenizar marcas na pele.
2. Lyprinol
Um medicamento extraído do mexilhão de lábios verdes (Perna canaliculus) com ação anti-inflamatório recomendado para artrite e outros transtornos inflamatórios. Ainda não é distribuído no Brasil.
Provavelmente existem muitos outros cosméticos, medicamentos ou produtos que usam extratos de diversas substâncias vindas de moluscos. Alguns salões fora do Brasil usam moluscos in natura como tratamento para a pele.
Comentarios